Por Takeshi Numoto - Vice-presidente corporativo, Marketing para a nuvem e a enterprise da Microsoft
É difícil acreditar que já se passaram 12 anos desde o lançamento do Windows Server 2003. Em 2003, Windows Server 2003 foi o primeiro sistema operacional de servidor lançado depois que foi anunciada a Iniciativa de Computação Confiável e apresentamos as funções de servidor. Ele tinha uma velocidade de processador mínimo recomendado de 550 MHz e até 4 GB de RAM, compatível com a versão de 32 bits, aproveitando o novo hardware que estava então disponível. E foi bem recebido, atingindo níveis de adoção no momento sem precedentes para o nosso negócio de servidor. Quero agradecer aos nossos clientes em parceria com a Microsoft e a escolha do Windows Server 2003 para atender às suas necessidades.
Dizem que todos os fins trazem novos começos, e a tecnologia não é uma exceção. Para aumentar a velocidade de inovação tecnológica, nossos produtos também tiveram que evoluir para manter o ritmo. Para colocar isto em perspectiva, em 2003, começamos a adotar smartphones e aplicativos móveis. Hoje, eles são prolíficos e conduzem negócios em tempo real. Agora, o meu celular atual excede os requisitos originais de memória e processador do Windows Server 2003! Se você colocar padrões em 2003 juntamente com a escala e o escopo das aplicações de hoje, simplesmente não há comparação.
Windows Server 2003 tem seu fim do suporte em menos de 6 meses. Mas acreditamos que o fim é um novo começo para nossos clientes. Muitos clientes, de grandes empresas como a Aston Martin, para empresas menores, tais como Karen M. Hazleton, CPA já atualizaram para as versões mais recentes do Windows Server ou o Microsoft Azure. Estes clientes estão vendo os benefícios reais, incluindo melhor desempenho, maior confiabilidade e flexibilidade para responder às necessidades de negócios. Se você ainda estiver executando o Windows Server 2003, lembro que agora é a hora de migrar. Suporte para Windows Server 2003 termina em 14 de julho de 2015.
Uma boa estratégia de migração deve incluir vários elementos-chave. É necessário identificar as restantes instâncias do Windows Server 2003, analisando as cargas de trabalho que estão em execução nessas instâncias e escolhem o caminho de migração correta. Windows Server 2012 R2, Microsoft Azure e Office 365 são todas as opções da grande migração, dependendo das suas necessidades específicas.
Claro que instâncias do Windows Server 2003 continuarão a funcionar após o fim do suporte. No entanto, a execução de software sem suporte carrega riscos significativos de segurança e pode resultar em violações de conformidade dispendiosos. Faça uma avaliação dos riscos de segurança, por favor, note que mesmo um único servidor sem patches pode ser um ponto de vulnerabilidade para sua infraestrutura inteira. Você pode ler mais sobre a perspectiva da Gartner sobre os riscos de segurança aqui.
Importantes regulamentos financeiros e de saúde também incluem disposições relativas à segurança. A seção PCI DSS 6.1 dos Estados Unidos, estabelece que todas as organizações "devem se assegurar que todos os componentes do sistema e o software são protegidos contra vulnerabilidades conhecidas com os mais recentes patches de segurança oferecidos pelos fornecedores", enquanto a seção de HIPAA 164.308 (a) (1) (ii) (B) estabelece que as entidades abrangidas devem "implementar medidas de segurança suficientes para reduzir os riscos e vulnerabilidades para o nível apropriado razoável." Muitas vezes, normas do setor são específicas para cada país, então você deve consultar o seu equipamento de segurança, auditoria e departamento jurídico para garantir que você entenda as suas normas.
A atualização do servidor não é apenas uma tarefa de manutenção. Ele fornece uma oportunidade de valor comercial significativo. Usuários de negócios esperam trabalhar com aplicativos móveis conectados, que mal apontavam no horizonte na época do Windows Server 2003. Além disso, recursos tecnológicos também têm evoluído dramaticamente na última década, com o surgimento da nuvem e novos padrões de administração e segurança. Opções de migração incluem:
Consolidar servidores físicos ou plataformas de virtualização pagas para Hyper-V e economizar dinheiro.
Migração de cargas de trabalho como o Exchange para o Office 365 para obter as mais recentes inovações de produtividade e reduzir seus encargos de gestão.
Atualizar do SQL Server 2005 para SQL Server 2014 para atingir o conhecimento mais rápido de dados e desempenho de missão crítica.
Migração de aplicativos de Web do Microsoft Azure ou nossa rede de sistema operacional para a nuvem, para uma melhoria da eficiência de escala, escopo e custo.
Atualizar aplicativos personalizados / linha de negócios para apoiar as necessidades de globalmente conectar a força de trabalho móvel de hoje.
Se você tiver alguma dúvida ou precisa de ajuda, da Microsoft, de parceiros de integração de hardware e sistemas, estão prontos para ajudar você obter a mais recente tecnologia. Para obter mais informações, visite nosso Web site.